sexta-feira, 16 de março de 2012

***Rio Verde terá Centro Empresarial de Logística e Distribuição***

Um projeto criado pelo Poder Público Municipal promete atender aos anseios da classe empresarial de Rio Verde e ainda impactar de forma positiva no trânsito da Cidade. Com o CELD a carga chega aos pontos de venda de forma fracionada e os caminhões carregados deixam de circular pelo centro da Cidade
 
Com o objetivo de atender de forma mais satisfatória a todos os varejistas da Cidade e, principalmente, desviar a passagem de caminhões da região central, melhorando o fluxo de veículos e garantindo maior segurança no trânsito, a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), criou um projeto para a construção de um Centro Empresarial de Logística e Distribuição (CELD) no Município.
 
A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada nesta quinta-feira, 15, na sede da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv) e contou com a presença do presidente deste órgão, Angelo Thomaz Landim Júnior; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rubens leão; do superintendente Municipal de Trânsito, Jorge Coga Pedroso; além dos representantes dos seguintes órgãos: Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Rio Verde (Sincogarv), Sindicato do Comércio Varejista de Rio Verde (Sindivarejista), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Encomendas do Sudoeste Goiano (Setcesg), Associação dos Transportadores do Centro-Oeste (Astraco) e Cooperativas dos Comerciantes de Carne do Estado de Goiás (Coopercarne).
 
Empenhado na concretização deste projeto, o prefeito Juraci Martins já fez a doação de uma área de aproximadamente quatro alqueires e meio ( o equivalente a mais de 200 mil m²), situada a 10 km de Rio Verde, ao lado da BR-060, considerada a mais importante rota de escoamento da produção de Goiás. Segundo destacaram as autoridades, o espaço é ideal para construção do Centro não apenas pelo seu tamanho, mas principalmente pela logística, já que no local circularão veículos de grande porte, com produtos dos mais variados segmentos: alimentação, móveis e eletroeletrônicos, materiais de construção, entre outros.
 
Durante o encontro, o presidente da Acirv sugeriu que o projeto contemplasse ainda uma Central de Abastecimento (Ceasa), uma usina de reciclagem e outra de compostagem, como forma de transformar os resíduos gerados no local em riquezas. A ideia foi acatada por todos os participantes, já que Rio Verde não tem uma Central de Abastecimento de Verduras, frutas e legumes, comuns em cidades do mesmo porte e a responsabilidade ambiental deve ser mantida sempre.
 
O objetivo do Centro de Distribuição é armazenar a carga de importantes redes instaladas na Cidade, fazendo com que ela chegue até o ponto de venda de forma fracionada. “Com esse centro localizado próximo à rodovia, os grandes caminhões não precisam entrar na Cidade para fazer a descarga. Ela é feita neste local e, em seguida, distribuída por etapa, em um veículo de menor porte, para a loja,” explicou Rubens Leão, ressaltando ainda o benefício proporcionado aos empresários, que contarão com um ponto fixo no local, podendo abrigar seus produtos com segurança, sem ter que manter grande estoque na loja. Para ele, o CELD representará um atrativo a mais para novos investimentos na Cidade, além de gerar mais emprego e renda à população.
 
Para o superintendente, Jorge Coga, a medida significará um impacto bastante positivo no trânsito da Cidade, já que o fluxo de caminhões pelas vias centrais do Município, congestiona o trânsito, podendo até causar acidente. “Além de termos um fluxo melhor, teremos um trânsito mais seguro e satisfatório para todos os condutores e pedestres. Será o fim das filas duplas e dos grandes veículos impedindo o fluxo dos automóveis no Centro,” explica.
 
Após a apresentação do projeto e a aprovação por parte de todos os envolvidos, o próximo passo é promover a divisão das áreas para construção do CELD, que contará com aproximadamente 75 galpões.
 
Formação da Cooperativa - Para acompanhar todo o processo, será criada uma Cooperativa, cujos membros acompanharão o passo a passo da concretização da obra e darão todo o apoio necessário à classe que utilizará os serviços do novo empreendimento. Segundo informou Rubens, o primeiro contato já foi feito com a Organização das Cooperativas de Goiás (OCG), através da Acirv e até com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), órgão responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais. Um técnico está intermediando o contato para detalhar a ideia e elaborar o estatuto, para que a cooperativa possa entrar em funcionamento o mais breve possível.

Nenhum comentário: