domingo, 3 de junho de 2012

*** NÚMEROS DA VIOLÊNCIA EM RIO VERDE EM CINCO MESES***

As estatísticas da polícia apontam que nos cinco meses de 2012 já aconteceram 37 mortes. Números bem próximos do mesmo período  do ano passado, quando foram registrados 44 homicídios.Lembrando que em 2011 foram 98 homicídios,2010 foram 60,2009 foram 49 homicídios.Rio Verde hoje tem 189.459 habitantes.
Goiânia teve nos cinco primeiros meses de 2012 um recorde em homicídios confira os números dados do dia 20/05/2012,207 homicídios em Goiânia considerando que tem mais de 1 Milhão de habitantes.

                  Maio sangrento em Rio Verde GO!


No período de uma semana, no mês de maio deste ano, seis pessoas foram assassinadas em Rio Verde, segundo dados da Polícia Civil. As estatísticas da polícia apontam também que nos cinco meses deste ano já aconteceram 31 mortes. Números bem próximos aos de todo o ano passado, quando foram registrados 98 homicídios.
As mortes deixam os moradores da cidade assustados. Para eles, são fatos que retratam a realidade de uma cidade que ainda não conseguiu se livrar da violência. “A ONU [Organizações da Nações Unidas] determina uma estimativa de 11 homicídios por cada 100 mil habitantes, então, nós estamos longe disso, mas vamos conseguir chegar a esse número se trabalharmos em conjunto”, diz o delegado da Delegacia de Investigação de Homicídios (GIH) de Rio Verde, Alexandre Câmara.

A Polícia Civil designou uma equipe de agentes e delegados para cuidar dos casos de assassinatos. O GIH atua de forma especializada na solução e prevenção dos casos. Entre as ações, está mapear a cidade e identificar os pontos onde os crimes mais acontecem. A partir disso, são feitas operações em parceria com a Polícia Militar para identificar suspeitos e apreender armas, já que a maioria das vítimas foi morta a tiros.
Mesmo assim, os assassinatos não param de acontecer. Segundo a polícia, os crimes não foram praticados por um mesmo grupo, ou uma pessoa só, portanto, não têm ligação. A resposta para essa violência, de acordo com o delegado, está no uso ou tráfico de drogas.
Um levantamento feito pelo GIH chegou à conclusão de que grande parte das vítimas tem entre 14 e 30 anos de idade e envolvimento com o uso ou tráfico de entorpecentes. Por isso, as ações também se concentram na prevenção das drogas.
“Nós desenvolvemos um trabalho na cidade chamado ‘Rio Verde sem drogas’ com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas levando para elas os problemas que as drogas podem causar, sensibilizando a comunidade como um todo para que a gente possa fazer uma grande corrente”, afirma o delegado Danilo Fabiano

Nenhum comentário: