quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

***Skatistas estão proibidos de praticar o esporte na praça da Matriz***


TEXTO E FOTOS:BRUNNO RODRIGUES DA REDAÇÃO DO RIO VERDE NOTICIAS
Segundo uma pesquisa do Datafolha, no Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas "andam de skate". Em Rio Verde, os cerca de 200 atletas dessa modalidade contavam com uma pista apropriada, que ficava em uma praça no centro e há dois anos foi divida ao meio para dar mobilidade ao trânsito na região, segundo o poder público. A partir daí, os skatistas foram obrigados a praticar o esporte nas ruas da cidade, se arriscando, e, principalmente na praça da Matriz, onde são alvo de preconceito. Além disso, segundo os jovens, a Polícia Militar recolheu dias atrás, alguns obstáculos usados nas manobras, adquiridos com dinheiro deles.

Proibição e preconceito




Nossa reportagem, em parceria com a equipe de jornalismo da TV Rio Verde (Esporte Interativo), foi até a praça da Matriz, na tarde desta segunda-feira, 28, e ouviu as reclamações dos skatistas. Constatamos também que no local, foi colocada uma placa que proíbe os jovens a andar de skate na praça.

"Queremos nosso local. O padre nos pediu que não andássemos aqui na hora das missas. Respeitamos e fizemos a vontade dele", contou o skatista Franklin Mendonça.

"O preconceito com os skatistas é grande. Pensam que estamos destruindo a cidade, e não é isso que queremos, não estamos destruindo a praça. Não somos bandidos", disse Winston Fernandes, outro skatista.

Pista

"Até Montividiu, uma cidade menor que Rio Verde tem uma pista de skate", comentou Winston.

"Não falta apoio, na verdade nem temos apoio aqui. Além do mais, uma entidade como a igreja deveria nos apoiar, não ir conta a gente", afirmou. "Ainda pensam e dizem que somos vândalos, que quebramos garrafas pela praça mas, vamos quebrar vidros e correr riscos de nos machucar?", finalizou o skatista Diego Alves.

Conversamos por telefone com o secretário municipal de Juventude, Ciência e Tecnologia, Fausto Capparelli, que adiantou que sabe dos problemas enfrentados pelos jovens e que está em busca da resolução da situação o mais rápido possível, ou seja, a construção da pista. Segundo o secretário, ainda esta semana, o projeto será encaminhado para a Secretária Municipal de Obras, para que seja feita uma alteração de segurança, o que em seguida, aguardará a aprovação do prefeito Juraci Martins. Com relação à proibição da pratica do esporte na praça da Matriz, a secretária disse que foi um pedido do público que acompanha as missas na igreja. Já sobre a polícia ter levado os obstáculos dos skatistas, Fausto disse que já pediu que os materiais fossem devolvidos, para que sejam colocados em um outro local apropriado de forma provisória, até que a pista esteja pronta.

Nenhum comentário: