sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

***QUEBRA-MOLAS IRREGULARES CAUSAM TRANSTORNO NAS VIAS PÚBLICAS***

Os motoristas de Rio Verde tem que ficar atento a um problema que vem surgindo nas vias de nossa cidade que são as ondulações transversais (quebra-molas) construídos sem nenhum planejamento. Em vez de evitar acidentes, eles aumentam o risco e os prejuízos para quem tem carro.


Quando menos espera, o motorista é surpreendido por um quebra-molas totalmente irregular, feitos pelos moradores.  Além de serem proibidos, são totalmente irregulares sendo altos demais ou estreitos demais, e quase sempre com o comprimento inadequado.


Por conta disso, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT) vem mapeando os bairros da cidade; “Toda intervenção nas vias públicas tem que ser precedido de estudo técnico para que o local onde ele seja implantado a ondulação transversal (quebra-molas), não ofereça riscos à população, pelo contrário, que ele venha a evitar os acidentes", afirma o Presidente da AMT Cabo Moraes.


O Conselho Nacional de Trânsito proíbe a construção de quebra-molas em ladeira, curva e em ruas não asfaltadas e somente os órgãos oficiais de trânsito têm autorização para instalar as lombadas. 


Para a instalação das ondulações transversais são necessários critérios específicos, verificados com análise e estudo técnico, entre eles:

Estatísticas de acidentes, com ou sem vítimas, e atropelamentos;

Volume de tráfego veicular durante o período de maior concentração;

Amostragem; (com aferição das velocidades desenvolvidas pelos veículos).

Característica geográfica da via;

Existência de estabelecimentos (públicos e particulares) que gerem foco de pedestres.


Para que seja feita uma análise prévia para estudo, é importante que a comunidade solicitem via ofício encaminhado a AMT, por meio da associação de moradores, ou presidente de bairro, ou mesmo um abaixo assinado, representando assim de forma conjunta a solicitação.

É necessário também que conste o relato completo da solicitação, endereço, nome do representante da comunidade, e telefone para contato.


ASCOM/AMT
Texto: Humberto Eugenio
Fotos: Tanabi Fedrigo 




3 comentários:

Unknown disse...

Seguindo os critérios do texto, a própria AMT fez um irregular, na rua que desce para o Veneza um pouco acima da Rua 20 do popular, bem na curva antes do Campeão.

Unknown disse...

Realmente Müller Ferreira...

Anônimo disse...

Akilo eh um quebra carros.um dia desse um cara quebrou o eixo da kombi la....afff