quinta-feira, 26 de março de 2015

***ACUSADO DE MANDAR MATAR PASTOR PROVOCA ADIAMENTO DO JURI***


Na manhã desta quinta-feira, dezenas de pessoas estiveram na sala do Tribunal do Júri no Fórum de Rio Verde, na expectativa de verem a condenação de Jair Antônio da Costa, acusado de ser o mandante do assassinato do Pastor Haroldo da Silva Carvalho de 56 anos, ocorrido no fim da tarde do dia 15 de março de 2013, quando ele e a esposa pintavam a calçada da Igreja no Residencial Gameleira em Rio Verde-Go. Dois homens em uma moto surpreenderam o pastor e efetuaram tiros contra ele.
Segundo a Juíza Tatiane Marcela Mendes Rosa Borges, presidente do Tribunal do Júri, a seção de julgamento foi adiada para o próximo dia 28 de maio.
Segundo ela o adiamento ocorreu porque o acusado informou à justiça que está sem advogado para defendê-lo.
 “Ontem ele pediu para juntar nos autos um documento informando que revocou o advogado dele”, Disse a Juíza.
Ainda segunda a Juíza, Jair deve continuar preso até a data do novo julgamento, quando o Júri deverá decidir se ele é culpado ou não.
Para a esposa do pastor, dois anos se passaram deste o marido dela foi morto e a demora no julgamento traz mais sofrimento à família. Além da esposa Marilene Pereira da Silva o pastor deixou sete filhos.
Pastor Eliton Marinho, advogado da família, disse que não entende porque o acusado comunicou a justiça sobre a revogação do advogado dele, somente um dia antes da audiência de julgamento.
“Isso não beneficia ele em nada, haja vista que ele poderia quem sabe, até ser absolvido hoje e voltar pra casa”, Disse Eliton.
Sobre o motivo do crime, ele informou que existem provas de que o acusado contratou os pistoleiros para executarem o pastor a fim de esconder uma relação extraconjugal e não pagar por corretagem relacionada à venda de uma fazenda, já que Haroldo atuava também como corretor de imóveis.
Já foram condenados por este crime, Otávio Alves Martins, Marcos Henrique Rodrigues da Silva e Willian Rezende da Silva.
Otávio Alves e Marcos Henrique foram condenados a 15 anos de Reclusão pelo Crime de Homicídio Duplamente Qualificado. Wiliam Rezende foi condenado pelo Júri a 8 anos de Reclusão em Regime Semiaberto.
Na época do julgamento deles, Jair entrou com recurso, e os Processos foram desmembrados.
Segundo a denuncia do Ministério Público, ele teria solicitado ao seu funcionário Willian Rezende que contratasse duas pessoas para matar cometer o crime. Otávio e Marcos Henrique foram os executores do pastor.
Enquanto aguardam as decisões judiciais sobre o caso, familiares e amigos da vitima nunca deixaram o caso cair no esquecimento.
 Até mesmo uma grande passeata ocorreu com presença de pastores e evangélicos de várias igrejas e familiares que pediram justiça.


Nenhum comentário: